Criar uma Loja Virtual Grátis
Grupos Militares Islâmicos
Grupos Militares Islâmicos

Grupos militantes islâmicos

 

Rede terrorista internacional, fundada pelo dissidente saudita Osama bin Laden. Ganhou destaque depois de lançar os ataques de 11 de setembro de 2001 contra Nova York e Washington.


Brigadas dos Mártires de Al Aqsa

Rede de milícias afiliadas ao movimento político palestino Fatah. É considerada uma das forças por trás da segunda Intifada palestina, que começou em 2000 depois que Ariel Sharon visitou a mesquita de Al Aqsa, na parte árabe de Jerusalém.

Fatah Al Islam

Grupo islâmico sunita com militantes de origem libanesa, síria e palestina. Se opõe à existência de Israel e quer que a comunidade de refugiados palestinos no Líbano adote a sharia (lei islâmica).

Hamas

O maior e mais influente grupo militante palestino. Em 2006 venceu as eleições derrotando o Fatah, partido moderado do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. Isso deu início a uma guerra pelo poder que dura até hoje.

Hezbollah

O Hezbollah (ou "Partido de Deus") é um grupo político islâmico com uma ativa ala militante. É em parte financiado pelos governos de Síria e Irã.

Jemaah Islamiyah

Grupo militante ativo em vários países do sudeste asiático. Luta por um Estado islâmico independente que abrangeria boa parte da região: Malásia, Indonésia, Cingapura, Brunei, o sul das Filipinas e da Tailândia.

Jihad Islâmica

Organização palestina nacionalista que se opõe à existência de Israel. Em 1997 entrou para a lista de grupos terroristas do governo americano. Usa a violência em suas ações para criar um regime islâmico nas fronteiras estabelecidas antes de 1948, ano em que o Estado judeu foi criado. Ao contrário do Fatah ou do Hamas, a Jihad Islâmica não participa do processo político palestino.

Taleban

Grupo fundamentalista islâmico. Assumiu o controle do Afeganistão de 1996 a 2001, quando foi derrubado por tropas americanas.

Tigres do Tâmil Eelam

Grupo separatista do Sri Lanka. Desde os anos 1980 luta por uma pátria para o a minoria tâmil, que se diz perseguida pela maioria étnica singalesa.

 

 

Nota: Temos acima terminologias para cada grupo, mas devemos sempre olhar como historiadores e não julgar "bem ou mal" as visões sempre dependem do olhar do indivíduo, sempre observe vários ângulos de uma mesma questão, para não cair na tentação de julgar sem o pleno conhecimento. (nota do site www.eubes.comunidades.net

 

Disponível em: <http://noticias.r7.com/internacional/glossario/glossario-4.html> Acesso em: 11 Set. 2014.