Criar um Site Grátis Fantástico
Museu da Imigração
Museu da Imigração

 

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca - São Paulo-SP

CEP: 03164-300

Telefone: (11) 2692-1866

E-mail:museudaimigracao@museudaimigracao.org.br

 

Horário de funcionamento:

Terça a sábado | das 9h às 17h
Domingo | das 10h às 17h
Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até as 21h. (encerramento da bilheteria 1h antes - às 20h)

Ingresso | exposições: R$ 6 / R$3 (meia-entrada)


Gratuito aos sábados


O Museu oferece aos visitantes livre acesso às áreas de convivência da instituição.

Sempre entrar em contato antes e verificar horários e preços

SOBRE O MUSEU DA IMIGRAÇÃO

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado.

É no entrelaçamento dessas memórias que se encontra a oportunidade única de compreender e refletir o processo migratório. O Museu da Imigração pretende ser o grande ponto de encontro das comunidades de São Paulo, um local cada vez mais frequentado por paulistanos e paulistas e um atrativo cultural e turístico imperdível para os visitantes de fora do Estado e do País.

Em seu novo projeto museológico, o Museu da Imigração valoriza ainda mais o encontro das múltiplas histórias e origens e propõe ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que hoje chamamos de identidade paulista.

A história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado; há a necessidade de tratar sobre deslocamentos mais recentes. O Museu da Imigração fomenta o diálogo sobre as migrações como um fenômeno contemporâneo, que não se encerra com o fechamento das atividades da Hospedaria, reconhecendo a recepção dos milhões de migrantes atuais e a repercussão deste deslocamento para a cidade.

 

Disponível em: <http://museudaimigracao.org.br/> Acesso em: 26 Ago. 2014.